Centenas de pessoas conseguem
agora dirigir sozinhas ;)
Luiza Cristina de Sá Andrade
Luiza Cristina de Sá Andrade
"Antes de encontrar a Psicotran já havia tentado outras aulas e outras formas. Sempre fiquei estagnada e não importa quantos pacotes de aula fizesse, nunca saia do lugar. Quando comecei as sessões com a Vivian, já vi que seria bem diferente de tudo que havia feito. E foi aí que as coisas começaram a mudar. Hoje olho para trás e fico impressionada em como as coisas evoluíram rápido. A Vivian sempre foi atenciosa e me ajudou em cada etapa. Em dois meses eu consegui o que não havia conseguido fazer sozinha em 2 anos. Muito obrigada a Psicotran e a Salete, e um agradecimento especial para a Vivian, que me acompanhou."
Daniel Silva Basílio
Daniel Silva Basílio
"Vou compartilhar um pouco da minha experiência com a direção, mas antes de tudo, eu preciso agradecer imensamente à Vivian e ao Psicotran. Acho que, como a maioria das pessoas que possam vir a ler esse relato, eu tinha muito medo de dirigir. Racionalmente, eu sabia que conseguia, mas arrumava desculpas em absolutamente todas as oportunidades que tinha de pegar um carro.
No início, achava que meu medo era de acidente, de motoristas que não respeitam as regras de trânsito, de rampas, rotatórias, conversões, mudanças de faixa, e por aí vai. Foi aí que surgiu a indicação para procurar o Psicotran, e para ser sincero, pensei que seria algo parecido com uma autoescola — achei que iria aprender a dirigir com alguma outra metodologia.
Felizmente, eu estava errado. A Vivian não me ensinou a dirigir — de fato, deu dicas muito importantes —, mas o que ela realmente fez foi me mostrar que eu já sabia dirigir, que rampas, rotatórias e conversões não eram o problema. Ela me ajudou a identificar e nomear o verdadeiro problema, me ajudou a perceber que meus principais medos era principalmente o de errar e o de atrapalhar os outros, sempre tive uma autocobrança exagerada, às vezes até potencializada por brincadeiras e comentários de outras pessoas.
Identificando os reais medos, aos poucos dirigir foi parecendo menos assustador. Comecei a aprender a lidar com as situações que antes me travavam e, hoje, estou a cada dia ganhando mais confiança com a direção. Hoje, quando surgem as oportunidades de dirigir, as desculpas ainda vêm à cabeça, mas estou conseguindo optar por não usá-las. O medo ainda surge, mas estou conseguindo enfrentá-lo, e ainda erro, mas mantenho a calma e resolvo a situação. E se tenho algo a dizer sobre isso é que resolver essas situações é muito mais simples do que eu pensei durante os quase 15 anos que evitei dirigir."
Danielle Maria Barreto Guimarães
Danielle Maria Barreto Guimarães
Bianca de Souza Pereira
Bianca de Souza Pereira, 36 anos, manicure.
"Venho através desse compartilhar minha imensa gratidão, consegui tirar minha habilitação sem nenhuma falta, pois superei meus medos, bloqueios, traumas através de um trabalho cuidadoso e humanizado com a Salete. Obrigada, e que Deus continue te abençoando!"
Edna Watanabe banak
Edna Watanabe banak, 51 anos, vendedora
"Tudo mudou depois que conheci a Psicotran, desde minha auto estima, meu jeito de ver as coisas e pessoas. Porque até então eu não acreditava em mim mesma.
O mais transformador foi que aprendi que indiferente de idade e indiferente de qualquer coisa temos que encarar nossos medos . Hoje me sinto completa e realizada."
Sabrina Barbosa da Silva Ramos Costa
Sabrina Barbosa da Silva Ramos Costa, 45 anos, pedagoga
"Sempre achei muito bonito ver mulheres dirigindo.Mas, por algum motivo, acreditava que isso não era pra mim. Cheguei aqui um pouco desconfiada, ansiosa e acelerada. Sempre fui de começar as coisas e, muitas vezes, não concluir — deixar pelo meio do caminho.
Mas conhecer a Psicotran e a Vivian foi transformador. Aos poucos, fui me conhecendo melhor, entendendo como funciona a minha ansiedade e reconhecendo os meus sentimentos e emoções. Com o tempo, tudo foi ficando mais claro pra mim. Aprendi a me amar, a me respeitar e a ter orgulho de quem eu sou.
Hoje estou mais calma e conseguindo organizar os meus pensamentos.
A CNH, pra muitos, pode ser só um pedaço de papel. Mas, pra mim, ela representa superação, autoconhecimento, aceitação e orgulho. Hoje, posso dizer com o coração cheio de alegria: Estou muito orgulhosa de mim!
Pedir ajuda foi um divisor de águas."
Elisangela Cristina
Elisangela Cristina, 49 anos, decoradora de festa
"Minha jornada com o volante.
Tenho carteira de habilitação há 14 anos, mas dirigi pouco.
Não sei ao certo o motivo, mas acabei desenvolvendo um bloqueio — nunca sofri nenhum acidente, apenas me fechei.
Ainda assim, o desejo de ter a liberdade de ir e vir, sem depender de ninguém, sempre falou mais alto.
Foi então que uma amiga me indicou a Psicotran, e eu decidi me dar esse presente de aniversário.
O medo era tão grande que eu mal conseguia sentar no banco do motorista sem sentir ansiedade.
Mas, ao mesmo tempo, havia dentro de mim uma vontade enorme de vencer isso.
Me vesti de coragem e fui!
Tudo aconteceu de uma vez só: o desafio do enfrentamento, a mudança do meu marido e do meu filho para outro estado, e a responsabilidade de buscar minha filha na escola.
Fiquei confusa, mas, para minha sorte, encontrei a melhor psicóloga que eu poderia ter — Ammanda, que nunca me deixou desanimar.
Ela me ajudou a entender que cada dia é um, que eu posso, que eu sou capaz.
E assim, de cabeça erguida, enfrentei tudo… e consegui!
Hoje, dirigir pra mim foi um verdadeiro divisor de águas.
Saber que posso buscar minha filha na escola é algo surreal — uma conquista que me enche de orgulho e gratidão.
QUEM NÃO TE DESAFIA, NÃO TE MOTIVA."
Crislaine Correia
Crislaine Correia, 28 anos, coordenadora de manutenção
"Quando comecei na Psicotran, tudo era um misto de medo e esperança. Eu queria superar meu medo de dirigir, mas confesso que no início tinha vergonha e receio de não conseguir. Mesmo assim, a curiosidade falou mais alto e decidi me dar essa chance.
Aos poucos, fui me apaixonando pelos conteúdos que a Vivian compartilhava semanalmente. Cheguei até a criar uma pastinha na área de trabalho chamada “Motorística”, para guardar cada lição e ensinamento. Esse simples hábito me ajudou não só a ganhar confiança no volante, mas também a me conhecer melhor em várias áreas da minha vida.
Com o apoio delas — e, claro, com a minha própria força de vontade — comecei a me sentir confiante e a fazer coisas que nunca imaginei ser capaz. A Psicotran, para mim, significou descoberta, aprendizado e amor-próprio. Um verdadeiro combo de coisas boas!
Sou profundamente grata por cada aprendizado. Um agradecimento especial à Vivian, que é um ser humano incrível e uma profissional excepcional. Que todos possam ter alguém como ela em suas vidas. E também à Anna e à Marcela, que fizeram parte do meu grupo e foram fundamentais nessa jornada."
Encontramos 91 depoimento(s) em 12 página(s)