Centenas de pessoas conseguem
agora dirigir sozinhas ;)
Daniel Silva Basílio
"Vou compartilhar um pouco da minha experiência com a direção, mas antes de tudo, eu preciso agradecer imensamente à Vivian e ao Psicotran. Acho que, como a maioria das pessoas que possam vir a ler esse relato, eu tinha muito medo de dirigir. Racionalmente, eu sabia que conseguia, mas arrumava desculpas em absolutamente todas as oportunidades que tinha de pegar um carro.
No início, achava que meu medo era de acidente, de motoristas que não respeitam as regras de trânsito, de rampas, rotatórias, conversões, mudanças de faixa, e por aí vai. Foi aí que surgiu a indicação para procurar o Psicotran, e para ser sincero, pensei que seria algo parecido com uma autoescola — achei que iria aprender a dirigir com alguma outra metodologia.
Felizmente, eu estava errado. A Vivian não me ensinou a dirigir — de fato, deu dicas muito importantes —, mas o que ela realmente fez foi me mostrar que eu já sabia dirigir, que rampas, rotatórias e conversões não eram o problema. Ela me ajudou a identificar e nomear o verdadeiro problema, me ajudou a perceber que meus principais medos era principalmente o de errar e o de atrapalhar os outros, sempre tive uma autocobrança exagerada, às vezes até potencializada por brincadeiras e comentários de outras pessoas.
Identificando os reais medos, aos poucos dirigir foi parecendo menos assustador. Comecei a aprender a lidar com as situações que antes me travavam e, hoje, estou a cada dia ganhando mais confiança com a direção. Hoje, quando surgem as oportunidades de dirigir, as desculpas ainda vêm à cabeça, mas estou conseguindo optar por não usá-las. O medo ainda surge, mas estou conseguindo enfrentá-lo, e ainda erro, mas mantenho a calma e resolvo a situação. E se tenho algo a dizer sobre isso é que resolver essas situações é muito mais simples do que eu pensei durante os quase 15 anos que evitei dirigir."
Daniel Silva Basílio