Em alusão ao mês do setembro, no qual se realizam campanhas de conscientização sobre a prevenção do suicídio e a valorização da vida, preparamos um blog especial sobre essa temática, que pode ter relação direta com a amaxofobia. A campanha conhecida como “Setembro amarelo”, foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância de discutir abertamente temas relacionados à saúde mental, promover o apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade psicológica e contribuir para a prevenção do suicídio. A cor amarela foi escolhida para representar a campanha porque simboliza a luz e a vida, e é usada como forma de chamar a atenção para a causa.
Um dos principais problemas de saúde mental, que pode afetar a condução da vida e consequentemente a superação do medo de dirigir, é a depressão. A depressão pode ter um impacto significativo na autonomia das pessoas que a enfrentam. Essa autonomia se refere à capacidade de uma pessoa de tomar decisões e agir de acordo com suas próprias escolhas. Esses sintomas podem estar interligados com a fobia de dirigir, pois a capacidade de conduzir um veículo proporciona uma forma significativa de independência e liberdade, que se encontram prejudicadas no indivíduo com sintomas depressivos.
A depressão também está associada a uma diminuição da autoestima e da autoconfiança. E isso pode fazer com que as pessoas duvidem de suas próprias habilidades e aptidões, o que afeta a capacidade de assumir a liderança em suas vidas e de superar o medo de dirigir um veículo.
Em alguns casos ainda, a pessoa depressiva pode se tornar mais dependente de outros para cuidados básicos e apoio emocional. Isso pode incluir a necessidade de familiares ou amigos ajudarem nas atividades diárias, incluindo a direção. A perda de interesse nas tarefas cotidianas e em objetivos pessoais, pode levar também à procrastinação e à incapacidade de perseguir metas ou projetos, comportamentos frequentemente presentes na fobia de dirigir.
É importante ressaltar que a depressão é uma condição de saúde mental tratável, e muitas pessoas encontram maneiras de recuperar sua autonomia por meio de tratamento adequado, que pode incluir psicoterapia, medicação e apoio social. A busca por ajuda profissional é fundamental para enfrentar os sintomas e recuperar a capacidade de tomar decisões e liderar uma vida mais independente e de preferência, no controle de um carro!