A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE AÇÃO NA SUPERAÇÃO DO MEDO DE DIRIGIR
Psicotran

O medo de dirigir impacta em prejuízos relevantes à vida dos indivíduos e apresenta componentes cognitivos, processos mentais que podem ser identificados e trabalhados, com o auxílio de um psicólogo. A abordagem terapêutica utilizada com maior frequência nessas situações é a Terapia cognitivo-comportamental. A abordagem em questão auxilia na transformação dos conteúdos mentais, por meio do manejo de pensamentos disfuncionais, almejando comportamentos mais adaptativos. Para esse fim, as sessões tendem a ser estruturadas e com metas objetivas a serem alcançadas pelo indivíduo e pelo profissional.

Por meio de um processo de exposição gradativa da situação ameaçadora, a pessoa é capaz de se habituar ao evento, o que tende a reduzir o nível de ansiedade produzida. Nessa perspectiva, podemos citar um componente da terapia cognitivo-comportamental extremamente útil e que necessariamente deve ser aplicado, compreendido e executado no tratamento para superação do medo de dirigir: o plano de ação ou comumente conhecido como “tarefa de casa”.

A partir do momento em que se inicia o processo terapêutico para tratamento do medo de dirigir, as tarefas ou o plano de ação são essenciais para um resultado mais efetivo, especialmente durante as técnicas de exposição. É necessária, portanto, uma compreensão acerca da consequência em relação à realização ou não das tarefas previamente estabelecidas entre cliente e terapeuta, visto que impacta diretamente na evolução das metas. Quando as tarefas são cumpridas conforme o combinado, a probabilidade de melhores resultados, a curto e a longo

prazo aumentam significativamente.

No caso do medo de dirigir, podemos abordar um pouco sobre as principais atividades que englobam o plano de ação, visando a consequência de resultados mais efetivos e duradouros:

• O ato de registrar os pensamentos, os sentimentos e as emoções que surgem diante de situações ameaçadoras auxiliam no processo de reestruturação cognitiva. Ou seja, no manejo dos pensamentos disfuncionais ou distorcidos da realidade. Quando as tarefas de casa são realizadas, a pessoa aprende a identificar as principais atividades cognitivas que interferem no ato de dirigir;

• Praticar exercícios de relaxamento e de atenção plena auxiliam na regulação emocional e por sua vez reduzem o nível de reações fisiológicas que influenciam comportamentos desadaptativos. Quanto maior a prática, maior a chance de controle emocional diante de situações ansiogênicas;

• No processo de exposição, de forma gradativa, a repetição por meio das tarefas de casa permite que o organismo comece a se ajustar à situação que produz ansiedade. Quanto maior o tempo que se permanece diante da situação temida, menor se tornam as crenças acerca do perigo que essa situação representa.

Podemos inferir então, que durante o tratamento para superar o medo de dirigir é essencial que o plano de ação desenvolvido, ou as tarefas de casa estabelecidas, sejam realizadas com consciência e compreensão, entendendo as consequências que representam para o resultado das metas e para o autoconhecimento.

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