Por vezes, por não querer ou não se convencer de que é necessário que seja por etapas, você pode procurar evitar dirigir. A nossa mente sempre procura motivos pelos quais nós não nos esforçamos o suficiente para dirigir ou deveríamos ter feito mais para enfrentar esse medo, mas a verdade é que nós fazemos o que está ao nosso alcance, o que nós damos conta e está tudo bem!
Ao invés de se cobrar, pense que você está fazendo o melhor que pode! O processo de dirigir é diferente para cada um, todos possuem o seu tempo e as suas limitações, não se compare com outras pessoas!
COMEMORE CADA CONQUISTA
Uma forma de vencer o medo é acomodar as conquistas que vão ocorrendo uma a uma, desde ligar o carro, até dirigir por lugares mais distantes. Assim, o seu cérebro vai entendendo que o carro não é uma arma e não vai te prejudicar.
Lembre-se que você não precisa dirigir para provar algo para alguém, dirigir será benéfico para você! Esse pensamento irá te ajudar pois você irá perceber que não precisa satisfazer a expectativa do outro, você já tem as suas expectativas!
NÃO DEPENDA DA FORÇA DE VONTADE
Vencer o medo de dirigir não depende de força de vontade e sim de mudança de comportamento, por isso, é preciso se convencer de que isso acontecerá de maneira gradativa, passo a passo. A cobrança para acelerar o processo de dirigir deve ser deixada de lado.
Antes de dirigir efetivamente, você também pode começar a vivenciar o ato de dirigir primeiro na imaginação, preparando seu cérebro para imaginar situações do trânsito. Após realizar essa tarefa por um tempo, comemore essa conquista e inicie a direção de fato!
Lembre-se que você está em busca da sua liberdade e vale a pena lutar por ela, por isso, dirija aos poucos e no seu ritmo, sem cobrança excessiva!